Intercâmbio – Dicas importantes que você precisa saber antes de viajar

É cada vez maior o número de brasileiros que buscam uma vivência internacional através do intercâmbio cultural, que vai além da viagem turística e que se materializa através da educação fora do país.

Existem informações básicas e importantes que todo estudante precisa saber antes de se aventurar nessa nova experiência. Por isso no post de hoje preparamos algumas dicas para esclarecer as principais dúvidas. Confira:

Tenha um Passaporte

Para tirar o passaporte, o primeiro passo é preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal (dpf.gov.br) e, depois, imprimir o Guia de Recolhimento da União. Feito isso, deve-se apresentar pessoalmente na data marcada no posto de atendimento escolhido com os documentos originais: RG, certidão de casamento ou certidão de nascimento (em caso de menores de 12 anos sem RG), CPF (próprio ou do responsável), título de eleitor, comprovante de eleitor ou declaração de cumprimento das obrigações eleitorais, documento que comprove a quitação de serviços militares (para homens), comprovante da Guia de Recolhimento da União (GRU), passaporte anterior (para quem irá renovar), autorização dos pais ou responsável legal (menores de 18 anos).

Se no decorrer do intercâmbio o estudante perder o passaporte, ele deve procurar a embaixada do Brasil no país em que está. É imprescindível que o passaporte tenha validade de no mínimo 6 meses para frente da data que está programada a volta do intercambista.

Visto de estudante ou turismo

O tipo de visto depende do país e da duração do intercâmbio. Para os EUA, se a pessoa ficar 3 meses estudando meio período, ela pode usar o visto de turista. Caso, fique mais ou faça um curso intensivo, que dura mais de 18h semanais, o visto que deve ser apresentado é o de estudante. Já quem vai para o Canadá e pretende ficar menos de seis meses, poderá usar o visto de turista, se ficar mais que isso, deverá utilizar o de estudante. Se o destino for Austrália e o intercambista ficar até 3 meses, o visto pode ser o de turista. Argentina, Chile, África do Sul, Nova Zelândia e Europa dispensam vistos (tanto de turista como de estudante) para estadias de até três meses.

Não esqueça que para solicitar o visto é necessário já ter o passaporte.

Escolhendo o Destino

A primeira pergunta que o futuro intercambista deve se fazer é: qual o meu objetivo com esta viagem? Todo o plano de viagem envolve preferências: datas, clima, disponibilidade financeira e comportamento cultural. O destino da viagem deve ir de acordo com os interesses profissionais e pessoais do estudante, pois para que o curso seja proveitoso a pessoa tem que se sentir bem no lugar que ela se encontra.

Se o intercambista quer ir para um lugar que seja mais barato, deve fugir das grandes metrópoles e buscar outras cidades do país. O mesmo funciona para aqueles que não querem conviver com muitos brasileiros para que possam praticar mais o idioma, esses estudantes devem evitar lugares mais badalados.

Caso o interesse do intercambista seja fazer uma imersão em uma cultura bem diferente da nossa, é importante que ele conheça as regras básicas do país, para que não as desrespeite e sofra consequências desagradáveis ou até mesmo graves. “Quem deve se adaptar à cultura do país escolhido é o estudante e não o contrário”.

Assistência de viagem e Seguro saúde

Para todo intercâmbio é exigido que o estudante tenha cobertura de saúde durante a estada no país escolhido, para tanto são oferecidas diversas opções de assistência ou seguro. Sendo a que principal vantagem da assistência é que para o estudante ser atendido, ele não precisará realizar pagamentos e pedir reembolsos que levam até seis meses. A assistência também oferece atendimento em português e coberturas extras, como extravio de bagagem.

Agência de intercâmbio

O papel da agência de intercâmbio é importantíssimo, pois ela que ajudará o estudante a conciliar seus objetivos profissionais e pessoais e, através destes, escolher o curso e o destino ideal para um resultado satisfatório que proporcione uma realização positiva na vida do intercambista.

Gostou da nossa dica de hoje? O Michigan Idiomas em parceria com a TheBigHouse Group oferece programas de intercâmbio completos para adolescentes e adultos em locais incríveis, com comodidade, facilidades e total apoio e respaldo ao intercambista.

Faça Michigan e tenha o mundo em suas mãos!

Michigan Indaiatuba (Em frente ao Corpo de Bombeiros)

(19) 3894-4881 / (19) 99954-1600

O mundo entende quem se comunica em inglês!

Agende uma visita e venha conhecer a Michigan Indaiatuba.